FAGAR :: Faro, Gestão de águas e Resíduos
FAGAR APOSTA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Quarta, 02 Fevereiro 2011 18:06

A FAGAR iniciou no último trimestre de 2010, um programa de Educação Ambiental, que tem como público-alvo todos os munícipes. E no qual de destaca uma forte incidência sobre a comunidade educativa do Concelho de Faro e o apoio direto a diversas instituições/entidades na correta gestão de resíduos.

Saiba mais aqui >>
 
MELHORAMOS POR SI!
A FAGAR, com vista a melhorar a qualidade e desempenho ambiental da cidade, efetuou a instalação de ilhas ecológicas (papeleiras) no Jardim da Alameda, Relvado em frente ao Fórum e na Praia de Faro.

No mês de dezembro, procedemos ainda à substituição do sistema enterrado de recolha de resíduos urbanos (indiferenciados e recicláveis) em 6 locais na cidade: Praça Alexandre Herculano, Rua do Albergue, Bombeiros Voluntários, Rua Lethes, Avenida da República e Largo 25 de Abril. No total, serão substituídos 50 equipamentos, potenciando a correta utilização, uma vez que, o seu design é melhorado e mais adequado à deposição de sacos de resíduos volumosos.

Trabalhamos diariamente na promoção de “Faro Mais Limpo”, e contamos com a insubstituível colaboração de todos os munícipes na promoção de práticas ambientais ajustadas ao quotidiano de uma cidade limpa e cada vez mais ecológica.
 
MERCADO BIOLÓGICO ESTÁ DE VOLTA À ALAMEDA

mb-setembro

Sábado, dia 29 de setembro, entre as 15h e as 19h no Jardim da Alameda em Faro, realiza-se mais um Mercado Biológico.

No seguimento, da campanha que pretende aliar a alimentação saudável ao reconhecimento do valor da produção agrícola local, a FAGAR e a Associação In Loco em parceria com a CMF, promovem este mercado com a presença de alguns produtores de hortícolas e frutícolas em modo de produção biológica. A periodicidade será sempre o último sábado do mês.

Neste Mercado Biológico de setembro todos os visitantes poderão ainda participar com os seus filhos nas sessões de "Music'Abrincar" que terão lugar na Biblioteca Municipal de Faro.

Traga a sua família e venha desfrutar de uma tarde de sábado diferente.

 
OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO NO SISTEMA ENTERRADO DE RECOLHA DE RESÍDUOS URBANOS

No âmbito do processo de substituição do sistema enterrado de recolha de resíduos urbanos na cidade de Faro, a FAGAR informa todos os munícipes, que será levada a cabo a substituição de 50 equipamentos.

Esta substituição decorrerá em três fases, estando previsto o início da primeira fase para o próximo dia 5 de novembro, com uma duração e calendarização prevista de acordo com o seguinte cronograma:

Continuar...
 
Inauguração da rede de abastecimento de água e recolha de esgotos marca Dia do Município

O Dia do Município de Faro, que se assinala a 7 de setembro, ficará este ano marcado pela disponibilização de água e recolha de esgotos a 1 684 novas habitações no concelho. Esta obra, da responsabilidade da Fagar, representa um investimento de 5 milhões de euros e vem trazer mais qualidade de vida a muitos residentes da freguesia de Santa Bárbara de Nexe. 

No próximo dia 7 de setembro, dia do Município de Faro, terá lugar na Fonte da Murta (Gorjões) pelas 12h00, a inauguração simbólica da rede de abastecimento de água e de recolha de esgotos a várias localidades da freguesia de Santa Bárbara de Nexe.

Esta obra veio permitir que 1 684 novas habitações possam agora dispor de um serviço de abastecimento de água e recolha de esgotos que vem trazer melhor qualidade de vida a um número significativo de habitantes daquela freguesia.

O Contrato de Empreitada foi celebrado em 7 de setembro de 2010 entre a FAGAR e o Empreiteiro – Domingos da Silva Teixeira, S.A. (DST). O valor total do investimento é de 5 milhões de euros e foi cofinanciado a 85% pelo Programa Operacional Temático de Valorização do Território – POVT.

A obra em números:
- 4 reservatórios;
 - 1 central sobrepressora de água;
- 3 centrais elevatórias de esgotos;
- 44,5 km de condutas de abastecimento de água;
- 4,9 km de condutas elevatórias de abastecimento de água;
- 20,4 km de coletores de esgotos;
- 2,7 km de condutas elevatórias de esgotos;
- 1 684 ramais de abastecimento de água;
- 769 ramais de esgoto.

 
« InícioAnterior12345678910SeguinteFinal »

Pág. 10 de 14