Água no Planeta

agua_no_planetaO planeta Terra, muitas vezes denominado por "Planeta Azul", possui ¾ da sua superfície coberta por água. No entanto, 97% desta água é salgada, ou seja, não serve para consumo humano direto. Dos restantes 3% de água doce, grande parte está congelada ou em lençóis freáticos inacessíveis, restando apenas 1% para consumo humano.

A totalidade de água presente no planeta está distribuída por diferentes reservatórios naturais: Oceanos, Solo (lençóis freáticos), Atmosfera, Rios e Lagos.

A água no seu estado puro, possui características que a distinguem dos outros líquidos: é incolor, inodora e insípida, ou seja, não tem cor, cheiro ou sabor. Contudo na natureza raramente encontramos água no seu estado puro, devido às diversas substâncias que nela se dissolvem ao longo do seu percurso.

Na natureza, á água é denominada como parte integrante da hidrosfera, apresentando-se sob três estados físicos diferentes:
  • Sólido – sobre a forma de gelo, neve, granizo e geada. Principalmente em regiões com temperaturas muito baixas, glaciares e calotes polares.
  • Líquido – que podemos encontrar nos oceanos, rios, lagos, lençóis freáticos e chuva. É também este o estado físico que mais usamos no nosso dia-a-dia e que se encontra em maior quantidade no planeta.
  • Gasoso – estado característico de água nas nuvens.

A água no planeta está em constante movimento, o caminho que ela percorre denomina-se por Ciclo da Água.

 
<<  Dezembro 2017  >>
 Seg  Ter  Qua  Qui  Sex  Sáb  Dom 
      1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031