MARÇO COM MAIS AMBIENTE

Março foi marcado por um período repleto de eventos e actividades de cariz ambiental, nomeadamente: Dia da Árvore, da Água e da Poesia, Limpar e Plantar Portugal 2012.
O Dia da Árvore, da Água e da Poesia, foi marcado pela dinamização de actividades pedagógicas e pela plantação de 10 pinheiros mansos na Mata do Liceu. Neste evento foram recebidos 161 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, que disfrutaram de uma tarde repleta de actividades de cariz ambiental, sempre pautadas pela sensibilização e promoção dos espaços verdes e dos recursos naturais, como elementos fundamentais no equilíbrio e desenvolvimento dos nossos ecossistemas.

A iniciativa Limpar e Plantar Portugal 2012, compreendeu 3 palcos de acção distintos: Limpar Horta da Areia, Limpar a Ria Formosa e Plantar a Horta do Peres.
No Limpar Ria Formosa, foram recolhidas, num período de 4 horas, mais de 7 toneladas de lixo (incluindo entulhos e outros). Esta iniciativa contou com a participação de diversas entidades (públicas e privadas) e cerca de 250 cidadãos voluntários, com organização do Município de Faro.
O bairro da Horta da Areia foi igualmente alvo desta iniciativa. A FAGAR procedeu à coordenação operacional e logística com intervenção directa dos sectores: Áreas Verdes, Limpeza Urbana e Recolha de Resíduos Urbanos. Na Horta da Areia, os nossos colaboradores procederam à limpeza do local, recolha de monos e entulhos e desmatação da zona envolvente, contanto com o apoio de 20 voluntários, moradores do bairro e grupo de trabalho da Fundação António Silva Leal. No total forma recolhidos 5.5 toneladas de resíduos (incluindo verdes, monos, entulhos e outros).

O abandono de resíduos causa graves problemas à biodiversidade local, provocando sérios desequilíbrios nos nossos ecossistemas.
Sempre em mente com o tradicional provérbio “Mais vale prevenir que remediar”, devemos todos cada vez mais incutir, que prevenir significa não sujar, promovendo o meio ambiente e todos os seres vivos que nele se inserem.

Ainda inserida nesta grande iniciativa, foi criada uma horta relâmpago, na Horta do Peres – Bom João. A intervenção da FAGAR, permitiu a requalificação dos canteiros e preparação do solo para a plantação de uma horta biológica comunitária, dinamizada pelos moradores do bairro com a organização da Glocal Faro.

 
<<  Junho 2018  >>
 Seg  Ter  Qua  Qui  Sex  Sáb  Dom 
      1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
26272930