ÁGUA E SANEAMENTO

No âmbito das suas competências, a FAGAR, E.M. é responsável pela gestão, exploração, manutenção e conservação dos sistemas públicos de distribuição de água para consumo e de recolha e rejeição de águas residuais domésticas e pluviais no concelho de Faro.

distribuicao
Distribuição de Água

Abastecimento de Água

A globalidade da água distribuída em Faro é fornecida pela empresa Águas do Algarve através do sistema multimunicipal de abastecimento de água do Algarve.

O sistema de abastecimento de água de Faro, também conhecido por sistema em baixa, é composto por 20 reservatórios, com uma capacidade total de armazenamento de 28.680 m3 e uma rede de distribuição que se estende por 569,76km.

A rede de distribuição cobre 96% do território concelhio e serve cerca de 39.950 clientes que, no seu conjunto, registam um consumo médio diário de 17.144m3.

No âmbito da atividade de abastecimento de água a FAGAR desenvolve e presta ainda outros serviços conexos, tais como:

  • Manutenção e monitorização da rede de abastecimento de água
  • Reparação de condutas
  • Execução de ramais de água
  • Controlo ativo de fugas através de telegestão e telemetria
  • Montagem e desmontagem de contadores
  • Desinfeção de reservatórios

O concelho de Faro tem uma zona única de abastecimento. A mesma estende-se pelas quatro freguesias (Conceição de Faro, Santa Barbara de Nexe, Montenegro e Freguesia de Faro) abastecendo um total de 66 453 habitantes. 

Nos termos do Decreto-Lei 69/2023, de 21 de agosto, a avaliação e gestão de risco da FAGAR, encontra-se aprovada pela ERSAR desde 01-01-2023, permanecendo a mesma válida até 31-12-2028.

569
Km
Extensão de rede
96.1
%
Taxa de cobertura
20
Reservatórios
22.77
%
Perdas
28.680
Capacidade de reserva
17.144
Consumo médio diário
39.964
Clientes
controlo-qualidade
Controlo da Qualidade da Água

A Água de Faro tem qualidade garantida!

A Água de Faro é segura!

A qualidade de excelência da Água de Faro é uma das principais prioridades da FAGAR, sendo assegurada pelo rigoroso e integral cumprimento da Lei da Água (Decreto-Lei n.º 152/2017, de 7 de dezembro) em termos de amostragem, periodicidade e parâmetros analíticos.

O Controlo de Qualidade da Água apoia a operação do sistema de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais através da definição, implementação e acompanhamento do Programa de Controlo da Qualidade da Água (PCQA) e do programa de Controlo Operacional (PCO), que visam garantir o rigoroso cumprimento dos parâmetros legais aplicáveis à água destinada ao consumo humano, bem como através da monitorização dos parâmetros de descarga na rede pública de saneamento, salvaguardar a proteção do ambiente e o bom funcionamento das infraestruturas de tratamento sob responsabilidade da entidade gestora em alta. 

Para o cumprimento do controlo legal, foram utilizados 156 pontos de amostragem na rede dos consumidores. 

O controlo operacional/vigilância foi garantido através da realização de análises em 126 pontos de amostragem, 106 dos quais na rede de distribuição (incluindo torneiras de consumidores) e 20 instalados em reservatórios e outras instalações da Fagar. Ainda, no PCO, é efetuado o controlo do processo de desinfeção (Programa de Controlo do Cloro em pontos críticos do sistema de abastecimento - PCC) onde foram utilizados 96 pontos de amostragem. 

 

156
pontos de amostragem PCQA
126
pontos de amostragem PCO
96
pontos de amostragem PCC
18.486
análises PCO
1269
análises PCQA
99.86
%
água segura ERSAR

A água que chega às nossas casas começa por ser captada no meio hídrico, seguindo para as Estações de Tratamento de Água onde se torna adequada para consumo humano. É armazenada em reservatórios e a partir daí distribuída à população. Depois de utilizada é recolhida e novamente tratada para ser devolvida à natureza em condições ambientalmente seguras.

 

Água Estagnada - Recomendações sobre como evitar riscos para a saúde

Qualidade da Água - Editais
saneamento
Saneamento

A Fagar assegura a recolha das águas residuais domésticas e pluviais do concelho de Faro, promovendo a sua entrega no sistema multimunicipal de saneamento do Algarve e nas linhas de água existentes, respetivamente.

O sistema de saneamento de Faro cobre 90,8% do território concelhio e é composto por 17 estações elevatórias e uma de rede de coletores de águas residuais com 299km e de águas pluviais com 106km.

Águas Residuais

No âmbito da atividade de saneamento de águas residuais, a Fagar desenvolve e presta ainda outros serviços conexos, tais como:

  • Manutenção e monitorização da rede de saneamento
  • Reparação de coletores
  • Execução de ramais domiciliários de águas residuais domésticas
  • Limpeza de fossas séticas
  • Limpeza e desobstrução de colectores, caixas de visita e ramais
  • Desinfestação da rede de drenagem de águas residuais

Águas Pluviais

No âmbito da atividade de saneamento de águas pluviais, a Fagar desenvolve e presta ainda outros serviços conexos, tais como:

  • Manutenção e monitorização da rede de águas pluviais
  • Reparação de coletores
  • Execução de ramais domiciliários de águas pluviais
  • Limpeza de caixas de visita, ramais, sumidouros e sarjetas
  • Desinfestação
  • Desinfeção da rede de drenagem de águas pluviais

 

 

299
km Extensão de rede de águas residuais
90.8
%
Taxa de cobertura
17
Estações elevatórias
106
Km
Extensão da rede de águas pluviais
FICHAS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SERVIÇO 2022