Criada em 2015, a Água de Faro é uma marca registada propriedade da Fagar E.M. que promove o consumo consciente de água da rede de qualidade exemplar, para além de motivar as boas práticas e condutas ambientais.
Em Portugal a água da rede é de excelência para consumo humano, sendo anualmente alvo de constantes controlos de qualidade. A Água de Faro apresenta, segundo a ERSAR, valores que garantem a boa qualidade da água para consumo humano.
A área de atuação da Água de Faro/ Marca de Qualidade abrange muitas mais áreas do que a divulgação do consumo humano da água da rede. A marca está envolvida na promoção de boas práticas ambientais junto dos mais jovens. Na vertente desportiva, a Água de Faro está presente nos mais variados eventos na cidade sempre com o intuito de promover a prática de atividade física em prol da saúde.
Na educação ambiental, são constantes as presenças em escolas onde a marca garante a dinamização de práticas ambientais saudáveis, assim como em eventos infantis como o Desfile de Carnaval, Fagar Kid´s F ou no Dia Mundial da Criança. As atividades desenvolvidas chegam a um universo de mais de 6500 crianças do 1.º ciclo do ensino básico.
A Fagar direciona muito do seu esforço da Educação Ambiental na sensibilização da população em tomar medidas ambientalmente adequadas.
Fomentar a reciclagem,o processo que visa transformar materiais usados em novos produtos com vista à sua reutilização, é um dos principais pontos de ordem da nossa atividade.
A produção indiferenciada e continuada de resíduos provoca um aumento na utilização de matérias primas e energia, com consequências muito severas na sustentabilidade dos ecossistemas.
O Concelho de Faro dispõe de recolha seletiva, efetuada pela entidade em alta - ALGAR, com a disponibilização de ilhas ecológicas, para cada uma das tipologias de resíduos recicláveis.
A Meia Maratona Água de Faro realiza-se desde 2017 onde já juntou, em cinco edições, mais de 4100 atletas transformando-se na maior prova algarvia da modalidade e fomentando a prática desportiva na cidade.
A corrida, que nos seus primeiros anos teve a particularidade de ser a única meia maratona noturna do país, é desde a sua primeira edição um sucesso e tem vindo ano após ano a superar expetativas no que ao número de participantes diz respeito.
O percurso de 21 quilómetros, que desde 2019 é homologado pela Federação Portuguesa de Atletismo, desafia todos os que nela aceitam participar e proporciona retratos inigualáveis das paisagens farenses. A corrida tem a sua partida na Praia de Faro, em plena Ria Formosa, tendo passagens pelo pólo da Universidade do Algarve, nas Gambelas, Teatro Municipal, Cidade Velha, Igreja da Sé, Largo de São Francisco, Tribunal, Rua de Santo António e Jardim Manuel Bívar.
Para aqueles que gostam de percursos mais curtos, mas não menos empolgantes, podem optar pela Mini Maratona de 10 quilómetros ou pela Caminhada de 11 quilómetros.
Durante toda a prova os cuidados ambientais são acautelados e para lá dos abastecimentos com Água de Faro em copos de papel reciclável, da utilização de veículos elétricos, da distribuição de cantis e da não utilização de sacos de plástico, a FAGAR tem um grupo destacado para garantir a limpeza de todos os resíduos deixados pelos muitos participantes.